• casadomecanico4

Máquinas de solda: Ferramenta básica da metalurgia

Atualizado: Jan 22

As máquinas de solda são ferramentas de uso versátil que atendem tanto a indústria em grandes produções, quanto às necessidades simples da rotina em oficinas e de reparos caseiros.


A máquina de solda é uma ferramenta muito utilizada na indústria para soldagem de peças na montagem de estruturas ou ainda na recuperação destes itens ou de outros equipamentos metálicos. O processo de solda nada mais é do que a ligação de dois objetos de forma permanente através do calor e eletricidade.

Além da utilidade na indústria, principalmente por funileiros, serralheiros e mecânicos, a máquina de solda tem amplo aproveitamento para diversos outras atividades. O fácil manuseio e o resultado efetivo, tornaram a máquina uma ferramenta indicada inclusive para se ter em casa para pequenos consertos ou ainda para hobbistas e artesãos na criação de produtos manuais.

A máquina de solda gera infinitas possibilidades de trabalho com estruturas e peças feitas de metais como aço, ferro ou alumínio.

Existem diversos modelos de máquinas de solda no mercado, portanto, antes de escolher a que melhor irá se encaixar nas suas necessidades é importante prestar atenção nos detalhes de cada equipamento e o custo-benefício que você terá com ele. O que se deve ter em mente é o tipo de material a ser soldado e os detalhes específicos da operação. Além disso, conhecimento sobre voltagem se faz necessário para a escolha do produto mais aderente as necessidades de uso.

Outro ponto importante, que deve ser levado em conta na hora de comprar sua máquina de solda é conhecer os modelos e as características dos processos de operação de cada uma. Neste caso, é buscar informação com o consultor de venda sobre o modelo mais eficiente para o seu caso, ou seja, se você vai precisar uma máquina inversora ou transformadora.


Conheça algumas das diferenças entre Inversora e Transformadora:


Os dois modelos possuem a mesma função, porém características distintas. Os transformadores são mais pesados, maiores e são indicados para uso industrial e grandes oficinas. As inversoras são totalmente o contrário, são mais leves, possuem menor tamanho, sendo assim fácies de carregar, são indicadas para pequenas oficinas, trabalhos caseiros e para locais de espaço reduzido.


Importante ressaltar, mesmo que a inversora tenha tamanho reduzido, seu funcionamento é tão eficaz quanto da transformadora. Inclusive, estas máquinas de solda mais modernas têm entre suas funcionalidades o ajuste automático da quantidade de eletrodos para casa operação, permitindo assim, a soldagem de diferentes tipos de materiais. Além disso, por ser tecnologicamente mais evoluída, gasta menos energia, tornando a operação mais econômica














Os principais tipos de máquinas de solda:


Máquinas de TIG – Funcionamento a gás


Esse modelo possui características distintas de acordo com o tipo de material que será soldado. Para soldar materiais como alumínio e magnésio, por exemplo, precisa ser um equipamento com corrente alternada (AC). Para soldas de outros tipos de metais. A máquina indicada é de solda com corrente contínua (DC).


A solda a ser realizada com esse tipo de equipamento deve ser em ambiente coberto, para que a proteção do gás inerente não seja afetada. Devido ao refinamento do processo, o trabalho deve ser realizado por pessoas experientes, sendo que o manuseio do equipamento é um pouco mais complexo.
















Máquinas de solda MIG – Funcionamento elétrico


O processo de trabalho com esse modelo de máquina é feito por arco elétrico (arame), indicado para soldagens em locais com difícil acesso e em materiais ferrosos mais frágeis. Possibilita um acabamento bem homogêneo, devido a facilidade de manuseio.

O processo de trabalho com esse modelo de máquina é feito por arco elétrico (arame), indicado para soldagens em locais com difícil acesso e em materiais ferrosos mais frágeis. Possibilita um acabamento bem homogêneo, devido a facilidade de manuseio.


Na loja virtual da Casa do Mecânico ou em sua loja física, em Porto Alegre, você encontra máquinas de solda, equipamentos de segurança, assim como utensílios para solda, como maçaricos e escovas de limpeza.

0 visualização

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com