• casadomecanico4

Usinagem de engrenagem


A usinagem é muito importante em vários setores, pois é através delas que inúmeras máquinas, peças e ferramentas são obtidas. As engrenagens são necessárias para compor grandes peças e máquinas para o bom funcionamento das mesmas.

A usinagem de engrenagem consiste na retirada de pequenas farpas de metal para moldar as peças no formato desejado, com todas as dentadas necessárias. Elas podem ser feitas em materiais poliméricos ou metálicos, precisam ser perfeitas para o encaixe e funcionamento das máquinas e engrenagens.

Hoje em dia o uso de engrenagens é muito grande, pois a grande maioria dos motores e máquinas, bem como em todos os mecanismos existem engrenagens, sejam grandes ou pequenas, fazendo com que a demanda seja cada vez maior.

As engrenagens estão presentes em máquinas, pois incorporam o corpo da mesma para o funcionamento de motores sejam eles elétricos ou térmicos.

O que é a usinagem de engrenagem?

Veja o quanto é importante a usinagem de engrenagem para a sua indústria e o quanto ela pode ser útil. A usinagem faz inúmeras peças de forma precisa com tamanhos diferenciados com um nível tecnológico muito alto.

Esse nível alto serve para as ferramentas utilizadas na usinagem como nas máquinas que são usadas para corte.

Antes de dar início a fase dos dentes da engrenagem a peça passa por outras máquinas e ferramentas, como fresadora, tornos, onde as dimensões de tamanho e furo são feitas, isso se elas tiverem.

Os métodos mais usados para fabricação de engrenagens são através de formas e fresamento de geração. Para entender melhor, a forma do espaço é obtida através do cortador de forma que possui o espaço entre os dentes livres. Para cortar as engrenagens são necessários inúmeros cortadores diferentes para obter tamanhos variados.

Equipamentos para usinagens de engrenagens

Atualmente são usados vários equipamentos modernos para a usinagem de engrenagens, como a fresa, que tem o formato de uma roda cheia de dentes. O tipo de fabricação de engrenagens mais comum é feito com uma fresadora e apresenta o formato de um parafuso sem fim.

Com apenas uma única ferramenta é possível fazer todos os tipos de engrenagens, pois os afiadores que são usados apresentam perfil constante.

As engrenagens são muito utilizadas em máquinas de todos os tipos e mecanismos, pois apresentam inúmeras vantagens tornando muito importante a usina de engrenagem. Conforme o tipo de usina que você montar poderá fazer vários tipos de engrenagens, com dente reto, roda e parafuso, engrenagens cônicas, dentes helicoidais e engrenagens hipoides.

Espero que o artigo tenha sido útil e esclarecedor.

#usinagem #engrenagem #denteshelicoidais #engrenagenshipoides

193 visualizações

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com