• Casa do Mecânico

Como operar o torno mecânico 180 x 300 da Toptech


A Casa do Mecânico desenvolveu um manual completo com informações e modo de operação do torno mecânico Toptech turner 180x300.

O torno de bancada Toptech é uma ferramenta indispensável para profissionais que fabricam ou fazem manutenção em peças de precisão, ou mesmo hobbistas que usam para confeccionar peças de aeromodelismo, ou para peças de motocicletas customizadas.

A marca Toptech é uma das melhores marcas de seu segmento, sendo este torno de projeto alemão e fabricado na China com um rígido controle de qualidade que só a engenharia alemã proporciona.

A sede da fábrica na China produz todo o tipo de equipamento de precisão desde tornos CNC, fresadora, furadeiras de bancada, tornos convencionais, tornos horizontais, tornos paralelos e muito mais. É uma empresa completa, confiável e pontual, valores estes partilhados pela Casa do Mecânico.

ATENÇÃO: ESTE MANUAL DE OPERAÇÃO É PARTE INTEGRANTE DO MANUAL DO USUÁRIO. PARA RECEBER O MANUAL COMPLETO, SOLICITE A CASA DO MECÂNICO.

MANUAL DE OPERAÇÃO TORNO MECÂNICO TOPTECH TURNER 180 X 300

PAINEL DE CONTROLE

O painel de controle geral é responsável pela configuração das operações do equipamento.

Este dispositivo eletrônico é responsável por mostrar a velocidade da rotação da placa do torno em tempo real.

O potenciômetro é responsável pela variação da velocidade da placa do torno em ambas as faixas de operação.

A chave seletora é destinada a seleção do sentido de rotação da placa do torno, sendo L o sentido esquerdo e R o sentido direito.

O botão de parada de emergência é responsável por bloquear o uso do equipamento caso haja alguma intercorrência emergencial durante a operação.

O botão liga (I) /desliga (O) é responsável por ligar e desligar o equipamento e em operações normais. Sempre que um dos dispositivos de proteção ou botão de parada de emergência for acionado, deve-se religá-lo através do botão liga (I). Além das funções descritas acima, esse dispositivo, quando estiver com sua tampa abaixada, pode ser utilizado como botão de parada de emergência.

PRIMEIRO FUNCIONAMENTO (FIRST STARTUP) E OPERAÇÃO NORMAL

Deve-se ligar o equipamento e deixá-lo em funcionamento por alguns minutos, sem inserir nenhum componente na placa, para averiguar a regularidade após a montagem do equipamento. Para executar essa operação, siga os passos abaixo:

Em operação normal, siga os passos de 1 a 7, e manipule os volantes de deslocamento dos carro do torno para executar a operação de usinagem. O operador deve ser qualificado para executar essa função, logo é dotado dos conhecimentos necessários para correta operação.

OPERAÇÕES RECOMENDADAS

O torno para usinagem de peças de geometria paralela ou cônica, cilíndrica, retangular ou quadrada, constituídas em metal frio, fundido e polímeros ou materiais similares. A seguir serão apresentadas as operações recomendadas para o uso do torno convencional.

PRINCIPAIS TIPOS DE FERRAMENTAS

Abaixo são apresentadas as ferramentas mais comumente usadas em tornos convencionais. Elas podem ser do tipo soldada ou por insertos (pastilhas). Veja um exemplo das ferramentas soldadas normalizadas:

TRAVAMENTO DO CARRO PRINCIPAL PARA OPERAÇÃO DE FACEAMENTO

O torno Toptech 180 X 300 possui um dispositivo (parafuso) de travamento do carro principal, que permite que o operador realize operações de faceamento com maior precisão, deslocando apenas o carro superior e o carro transversal. Veja abaixo onde se localiza esse dispositivo.

Utilizando uma chave allen, aperte o parafuso indicado para efetuar o travamento do carro principal junto ao barramento. Após a operação de faceamento, desaperte esse parafuso liberando assim o carro principal para deslocar-se livremente.

INSTALAÇÃO DA FERRAMENTA

Para instalar a ferramenta no porta-ferramentas do torno, siga os passos a seguir:

A altura máxima entre a superfície de apoio do porta-ferramentas e o centro da placa do torno é de 11 mm. Caso seja necessário elevar a ferramenta para centralizá-la, utilize lâminas de diferentes espessuras até atingir o centro da peça.

QUEBRA CAVACOS

É altamente recomendável que a ferramenta do torno tenha um rebaixo responsável por quebrar os cavacos de usinagem. Caso o material a ser usinado forme cavacos longos, a ferramenta deve ser modificada para quebrá-los em tamanhos menores. Abaixo está ilustrado uma ferramenta sem quebra-cavaco e uma com o quebra-cavaco, como exemplo.

AJUSTE DO CARRO SUPERIOR PARA TORNEAMENTO CÔNICO

O torno Toptech 180 X 300 possui o recurso de rotação do carro superior. Este recurso é utilizado para usinagem cônica. Veja abaixo como utilizá-lo.

INSTALAÇÃO DA MATÉRIA PRIMA NA PLACA

Para instalar a matéria prima a ser torneada na placa do torno, siga os passos seguintes.

Este equipamento possui uma chave para a placa que contém um dispositivo (mola) de expulsão caso ela seja esquecida acoplada. Este dispositivo garante a segurança do operador e não deve ser alterado.

DESLOCAMENTO DO CABEÇOTE MÓVEL

O cabeçote móvel se desloca paralelamente ao barramento do torno. Para deslocá-lo, siga os passos a seguir.

AJUSTE TRANSVERSAL DO CABEÇOTE MÓVEL

O cabeçote móvel do torno Toptech 180 X 300 possui a opção de deslocamento transversal, e para executar essa operação, deve-se seguir os passos abaixo:

ROSQUEAMENTO

Para executar a operação de rosqueamento, primeiramente o operador deve intercambiar as engrenagens do sistema de transmissão, a fim de configurar o equipamento para que o fuso se desloque segundo um passo determinado. Neste item serão descritas as configurações possíveis de combinações das engrenagens e serão dadas orientações sobre a operação do equipamento. Abaixo encontra-se uma tabela que fornece ao usuário do equipamento todos os passes de roscas permitidos e suas configurações.

• A tabela de engrenagens contida no torno possui um erro referente ao passo de rosca de 0.2 mm. A configuração correta está na tabela de roscas em milímetro, contida na seção de Rosqueamento deste manual do usuário. (A=75; B=40; C=30; D=80; E=80) • Com as engrenagens que acompanham o equipamento é possível fazer mais 3 passos de rosca em polegadas, que não estão contidos na tabela do torno. Essas configurações podem ser vistas na tabela de roscas em polegada, da seção de Rosqueamento deste manual do usuário, e se referem aos passo de 26, 32 e 36 fios/polegada. • Este equipamento vem por padrão com uma engrenagem de 40 dentes no eixo motor. • O torno Toptech 180 x 300 não possui recurso de rosqueamento esquerdo.

TROCA DAS ENGRENAGENS PARA ROSQUEAMENTO

Para trocar as engrenagens do sistema de transmissão, deve-se seguir os passos abaixo.

OPERAÇÃO DE ROSQUEAMENTO

Com as engrenagens correspondentes ao passo de rosca que se deseja executar, siga os passos de 1 a 7 da seção de Primeiro Funcionamento (First Startup) e Operação Normal, para colocar o torno em funcionamento. Após a execução desse passos, execute o engate do carro principal, conforme ilustração a seguir, para dar início a operação de rosqueamento.

Em caso de sugestões para este manual de operação, entre em contato com a Casa do Mecânico através de nosso site www.casadomecanico.com.br


731 visualizações

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com