• Casa do Mecânico

Torno Mecânico para usinagem de madeira


A versatilidade do torno mecânico para o torneamento de madeira atende a demanda de hobbistas, artesãos e até de grandes escalas produtivas da indústria de mobiliário e da construção civil, tanto em projetos quanto no acabamento de obras.

Google Imagens

Os tornos para madeira podem ser aplicados para criação de componentes de mobílias funcionais, projetos de decoração, brinquedos, utensílios de cozinha, ferramentas, itens esportivos, entre outros. As máquinas, em constante evolução, variam em tamanho e modelos, manuais ou automáticos.

Os tornos de bancada são indicados para tornear pequenas peças, já as máquinas grandes podem ser usadas para produção de eixos usados em equipamentos e modelos de corrimãos, por exemplo.

Confira algumas especificações dos tornos, a serem consideradas, para usinagem de madeira:

Comprimento da Mesa

O comprimento da bancada é a distância entre um centro e outro, ou o comprimento máximo do material a ser torneado. Os tamanhos de tornos são dados em diâmetro (5”, 10”, 12”, etc). Os números indicam o diâmetro ou tamanho da maior parte da peça que pode ser ligada a eles.

Modulação em Amplitude

Amplitude é a denominação usada para informar o diâmetro máximo da peça a ser usinada no torno.

CV e o torque

CV (cavalo-vapor) indicam a potência (em inglês HP, horse power), informando a quantidade de torque que o motor do torno pode trabalhar. Sendo assim a quantidade de torque determina o que pode ou não sobrecarregar o motor, ou seja, o torque informará se o motor terá força para rotação da peça ou não.

Velocidade

A velocidade varia na grande maioria das máquinas. E é a variação da velocidade, medida por RPM (rotações por minuto) que indica a capacidade de torneamento da máquina. Um torno com baixa velocidade permite ao torneiro iniciar uma peça em formato fora de padrão e fora de eixo sem vibração excessiva. Tornos com alta velocidade podem acelerar o trabalho enquanto geram um acabamento mais fino e suave com maior facilidade. A velocidade do torno deve variar 2400-3000 rotações por minuto quando o cinto está no menor passo da polia cone.

Peso e estrutura

Os tornos mais pesados, feito de mesa de ferro fundido e estrutura de aço, propiciam uma plataforma de trabalho sólida, mas são mais difíceis de deslocar. É importante verificar o espaço onde será realizado o trabalho na hora de escolher o tipo de máquina e seu armazenamento.

Modelos de torno para madeira: veja aqui.

#tornomecânico #tornoparamadeira #tornohobby

143 visualizações

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com