• Casa do Mecânico

O uso do Torno Mecânico para lapidação e acabamento de joias


O processo de fabricação de joias é bem delicado em todas as suas fases. Sendo assim é importante que o ourives ou joalheiro tenha o equipamento ideal para a produção das peças. Uma das máquinas aliadas para este segmento produtivo é o torno mecânico. Aqui em nosso blog enfatizamos com frequência a versatilidade desta máquina que ultrapassa gerações e segue tendo importante papel em grandes indústrias e pequenas manufaturas.

Havendo a necessidade de lapidação, usinagem, polimento, logo pensamos no torno mecânico de bancada como a melhor opção de ferramenta para que ourives, joalheiros, hobbystas tenham aumento na sua produtividade e precisão nos resultados.

Entre os benefícios do torno mecânico para ourives destaca-se a eficiência e aumento na produção, pois o equipamento é capaz produzir, em apenas uma hora, cerca de 150 peças, e ainda evita desperdício de matéria-prima. Além disso, é na etapa mais importante, o acabamento, que o torno é essencial para resultados perfeitos, pois joias são produtos delicados e a perfeição do design e acabamento é que agregam valor a cada peça.

Como funciona o torno mecânico de bancada para fabricação de joias?

O torno mecânico é utilizado neste processo de produção para usinagem e acabamento das peças. O mecanismo funciona da seguinte forma: a peça é fixada na máquina através de uma pinça e inicia-se a processo giratório. Ferramentas de corte da máquina neste processo se movem junto a superfície da joia e fazendo a remoção do que não é necessário, até chegar no acabamento desejado pelo operador.

A máquina também pode variar velocidades, o que reflete no acabamento e melhor aproveitamento das ferramentas de corte. A bancada do torno mecânico indicado para joalheiros possui uma altura de 1200mm , bancada de 1100mm de largura e um peso de cerca de 200kg. É importante avaliar o local de acomodação do equipamento para uso.

Que tipo de joias podem ser feitas com o torno mecânico para ourives?

Com o torno mecânico é possível trabalhar na fabricação de anéis, alianças, pingentes e na fabricação de diversas peças para composição de joias como relógios, corretes, brincos, entre outros.


127 visualizações

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com