• Casa do Mecânico

Torno Mecânico: Para que serve?


O torno mecânico é uma máquina revolucionária, uma das mais antigas e que deu origem a tantas outras para o setor industrial. É uma ferramenta de corte bastante utilizada na construção, indústria e mecânica. O equipamento, fabricado em diferentes tamanhos e capacidades, serve para usinar, tornear e polir matéria-prima para variados tipos de mecanismos, como metal, madeira, plástico, entre outros.

O torno mecânico permite cortar e dar forma geométrica por meio de dois tipos de movimento: o de rotação da peça e de avanço da máquina e rotação da máquina sobre a peça parada. Nesta combinação de movimentos acontece o que chamamos de torneamento, o processo de acabamento que dá forma aos objetos.

É possível produzir qualquer tipo de peça roscada, interna ou externa, na máquina. Além dessas operações primárias ou comuns, o torno pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, etc.

Na hora de escolher um torno mecânico para usinagem e importante levar em conta:

• As dimensões das peças a serem produzidas;

• A geometria das peças;

• Número de peças, quantidade a produzir;

• Possibilidade de obter as peças diretamente de barras e perfis;

• Grau de precisão e acabamento exigido.

A máquina é de fácil manuseio, no entanto deve ser operada por um profissional preparado e que tenha o conhecimento sobre a atividade para que possa controlar os parâmetros de produção e da qualidade do produto em fabricação.

Torno Mecânico para hobbistas

Os mini tornos mecânicos são bastante utilizados por hobbistas. Com a máquina é possível fazer as mais diversas produções artesanais em marcenaria, joias, entre outros. O torno é perfeito para polimento e fino acabamento das peças. É de fácil operação, ideal para quem gosta de passar o tempo com a “mão na máquina”.

#tornomecânico #tornomecânicoparahobbistas #tornomecânicoindustrial

3,813 visualizações

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com